sábado, 23 de abril de 2016


         

Jogo da Memória
                                                                                      
          A partir da leitura do texto “a gamificação e a sistemática de jogo”, foi escolhido o jogo da memória, onde as crianças desenvolvem estratégias de memorização, raciocínio lógico e a capacidade de observação no jogo divertido das cartas. O desafio do jogo é organizar as cartas para depois localizar cada uma delas.
          O jogo da memória é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados, cada figura se repete em duas peças diferentes. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.
         Segundo Domínguez et al.(2013) salientam que os jogos são capazes de promover contextos lúdicos e ficcionais na forma de narrativas, imagens e sons, favorecendo o processo de aprendizagem. Nos aspectos narrativos, Collantes (2013) identifica que os jogos permitem que o indivíduo possa vivenciar um fragmento de espaço e tempo característicos da vida real em um contexto ficcional e controlado.
          O autor exemplifica o fato com jogos comuns no dia a dia, como o futebol, jogos de cartas, brincadeiras de esconde-esconde, etc.. Em todos esses exemplo as regras e objetivos definidos sobre os quais os jogadores irão basear suas ações.
          Dessa forma, no processo do jogo o desenvolvimento dos acontecimentos pode ser mensurado e os resultados definidos poder, ganhar, empatar, superar, etc.
         Segue abaixo o link como jogar...
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-memoria-599493.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário