sexta-feira, 15 de abril de 2016

Avaliação

TEMA COMO APLICAR UMA AVALIAÇÃO
Ao elaborar uma avaliação para a Educação infantil, deve constar a trajetória de suas descobertas e aprendizados.
Nesse contexto apresentamos um modelo que apresenta dados do cotidiano das crianças na escola, o que é fundamental para o seu desenvolvimento. A avaliação não pode ser usada para julgamento, nessa fase é interessante que seja trabalhando a autonomia da criança. O modelo de avaliação apresentado aqui, faz com que a criança use a sua imaginação, e desenvolva a sua coordenação motora. Sendo esta uma avaliação adequada por está dentro da realidade das crianças.
Sugerimos alguns links abaixo com as atividades que remete a aprendizagem de Matemática, Linguagem, Ciências e Sociedade com abordagem além das áreas de conhecimento, e um passeio nos Temas Transversais como: cidadania, ética, respeito e diversidade.
O trabalho de avaliação do professor tem que contemplar a interdisciplinaridade com atividade apresentadas em cada link.
 
Vejamos como vemos a aplicabilidade da segunda atividade do link http://pt.slideshare.net/, atividade essa de Matemática que nos remete a uma avaliação por se tratar de uma abordagem interdisciplinar que além de contemplar a aplicabilidade para operação concreta de adição podemos usa-la para falar da fauna levando a criança a um entendimento cognitivo concreto.
 
    O Livro de Ruth Rocha, BOM DIA TODAS AS CORES encontrada no link http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/ é uma obra literária indicadíssima para entreter, aguçar a imaginação da criança, a utilização para uma abordagem de valores, e boas atitudes, com personagem que as identidades faz a criança identificar-se no seu cotidiano e na sua comunidade e com uma linguagem ao alcance do seu entendimento, 
O professor poderá com essa obra, elaborar um trabalho estratégico com uma leitura lúdica em que a criança interaja ao mesmo tempo em que ouve a história quer seja assistindo o vídeo ou ouvindo o relato do professor. A abordagem com esse livro poder ser bastante interdisciplinar, desde a Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade complicando os valores éticos e de cidadania, respeito, diversidade, com a utilização dos Temas Transversais. É um material bastante interessante e rico, onde o professor poderá levantar questionamentos diversos com questões pertinentes ao aprendizado da criança e que leve a pensar no seu cotidiano identificando cada momento e descobrir entendendo do que se trata a história.
Podemos também utilizar músicas e paródias para falar do meio ambiente, como por exemplo: O Xote Ecológico de Luiz Gonzaga,

Xote Ecológico.
Luiz Gonzaga

Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
E se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
E se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde é que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu

Algumas sugestões de atividades abaixo:
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário