Para adquirir um bom trabalho pedagógico, é indispensável que o docente desenvolva habilidades pedagógicas para atuar na área da educação. . A leitura é uma ferramenta que deve ser usada de forma contextual, apresentando-lhe textos e contextos em que o leitor está inserido, pois a educação tem a leitura como meio de inclusão social e melhoria para o indivíduo.
O objetivo é subsidiar a elaboração de diretrizes que orientem um bom trabalho pedagógico. Para isso o educador deve mediar e estimular o aluno a leitura de forma agradável, dinâmica e prazerosa, apresentando-lhe um mundo existente ao qual esse aluno estar inserido.
O trabalho com a leitura possibilita a formação de leitores, com base na introdução de textos diversificados, pois o mundo está em constante mudança.
Nesse contexto o aluno passa a entender as diversidades, a pluralidade e as diferenças culturas.
Conforme BRANDÃO E MACHELETTI (1997,P.22)
“A leitura como atividade de linguagem é uma prática social de alcance político”. Ao promover a interação entre indivíduos.
A leitura, compreendida não só como leitura da palavra. Mas também como leitura do mundo, deve ser atividade constituída de sujeitos capazes de interagir com o mundo, e nele atuar como cidadãos. A leitura como exercício de cidadania exige um leitor privilegiado, de aguçada criticidade. Cabe à escola “o desafio da formação desse leitor.”
Portanto, pode-se entender que a leitura é também como algo bastante amplo que é o que chamamos de leitura de mundo.
Segue a baixo o link onde mostra o
livro “No Reino das Letras Felizes”, O livro estar sendo indicado por trazer em
seu contexto informações úteis, aonde aborda como trabalhar com as letras do
alfabeto na Educação Infantil, ou nos
anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensinando a distinguir as
vogais das consoantes e realçando a importância da harmonia e da cooperação
para o bom funcionamento de um grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário