sábado, 12 de março de 2016

SUGESTÕES DE FILMES PARA SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO EJA


Anjos do sol (Direção: Rudi Lagemann | 2006 | 92 minutos | Brasil): Conta a história de uma garota do interior do Brasil que é vendida pelos pais para um agenciador de prostitutas. É um filme que trata de temáticas delicadas e com enredo triste.  É um bom iniciador de discussões sobre gênero e sexualidade e pode ser usado para abordar questões como gravidez indesejada, exploração sexual infantil, tráfico de pessoas e violência contra as mulheres. Também trata das condições precárias de vida em certos locais do país, como nos garimpos. Apesar de gostarem do filme, meus alunos sentiram-se chocados e muitos se emocionaram; não é um filme que deixa as pessoas alegres. Não podemos esquecer que as várias situações de violência retratadas são comuns na vida de muitos brasileiros.
                                                           

 PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
TAINÁ


Sinopse oficial: Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. 

QUESTÕES PARA ABORDAGEM DO FILME EM SALA DE AULA 

01 – Questões ambientais demarcam a produção. Realce esta questão, indo além das aventuras típicas dos personagens em plena selva amazônica.
02 – Os valores da cidade e da floresta são debatidos em paralelo. Destaque-os e explore com os alunos na sala de aula.
03 – Trabalhe a caracterização dos personagens, bem como espaço fílmico e natureza brasileira.  
04 – Apesar dos valores de muitas produções estrangeiras, é preciso refletir o audiovisual e os temas nacionais desde as primeiras séries. Deixe isso claro com os estudantes. Trabalhe a construção dos personagens, relacionando, posteriormente, com as continuações.

PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROCURANDO NEMO

 Sinopse oficial: O passado reserva tristezas para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas peixe-palhaço acaba exagerando durante uma discussão e é capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura.

QUESTÕES PARA ABORDAGEM EM SALA

01 – Procurando Nemo é uma das melhores opções deste segmento sobre “vida marinha”. Ágil, dinâmico, com tratamento audiovisual extremamente qualificado, é de forte aceitação pelo público infantil. O professor, ao exibir na melhor condição possível, pode trabalhar com questões ligadas à família, ao respeito aos pais, mas o cerne do roteiro está na vida marinha, apresentada através de um excelente inventário de espécies e sistemas por parte dos autores.
02 – Procurando Nemo pode ser trabalhado em projetos de meio ambiente, ao tratar da poluição, das correntes marinhas, e, assim como os próximos filmes, esta produção é ideal para trabalhar a questão da cadeia alimentar, nas aulas de ciências.
03 – Trabalhar, se possível, questões como a construção e a função dos personagens na narrativa.















Nenhum comentário:

Postar um comentário