Anjos do sol (Direção: Rudi Lagemann | 2006 | 92 minutos | Brasil): Conta a história de uma garota do interior do Brasil que é vendida pelos pais para um agenciador de prostitutas. É um filme que trata de temáticas delicadas e com enredo triste. É um bom iniciador de discussões sobre gênero e sexualidade e pode ser usado para abordar questões como gravidez indesejada, exploração sexual infantil, tráfico de pessoas e violência contra as mulheres. Também trata das condições precárias de vida em certos locais do país, como nos garimpos. Apesar de gostarem do filme, meus alunos sentiram-se chocados e muitos se emocionaram; não é um filme que deixa as pessoas alegres. Não podemos esquecer que as várias situações de violência retratadas são comuns na vida de muitos brasileiros.
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
TAINÁ
Sinopse oficial:
Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e
sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de
aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das
garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge
e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino
de dez anos que mora a contragosto na selva.
QUESTÕES PARA ABORDAGEM DO
FILME EM SALA DE AULA
01 –
Questões ambientais demarcam a produção. Realce esta questão, indo além das
aventuras típicas dos personagens em plena selva amazônica.
02 –
Os valores da cidade e da floresta são debatidos em paralelo. Destaque-os e
explore com os alunos na sala de aula.
03 –
Trabalhe a caracterização dos personagens, bem como espaço fílmico e natureza
brasileira.
04 –
Apesar dos valores de muitas produções estrangeiras, é preciso refletir o
audiovisual e os temas nacionais desde as primeiras séries. Deixe isso claro
com os estudantes. Trabalhe a construção dos personagens, relacionando,
posteriormente, com as continuações.
PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROCURANDO NEMO
Sinopse oficial: O
passado reserva tristezas para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua
esposa. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas
peixe-palhaço acaba exagerando durante uma discussão e é capturado por um
mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa
busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote.
No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma
incrível aventura.
QUESTÕES
PARA ABORDAGEM EM SALA
01 – Procurando Nemo é uma das melhores opções
deste segmento sobre “vida marinha”. Ágil, dinâmico, com tratamento audiovisual
extremamente qualificado, é de forte aceitação pelo público infantil. O
professor, ao exibir na melhor condição possível, pode trabalhar com questões ligadas
à família, ao respeito aos pais, mas o cerne do roteiro está na vida marinha,
apresentada através de um excelente inventário de espécies e sistemas por parte
dos autores.
02 – Procurando Nemo pode ser trabalhado em
projetos de meio ambiente, ao tratar da poluição, das correntes marinhas, e,
assim como os próximos filmes, esta produção é ideal para trabalhar a questão
da cadeia alimentar, nas aulas de ciências.
03 –
Trabalhar, se possível, questões como a construção e a função dos personagens
na narrativa.
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